Pular para o conteúdo principal

Downtown Calgary Parte 2

O centro de Calgary é para ser descoberto aos poucos. Eu deixei de ver muitas coisas na primeira visita e por isso esse "guia" vai te ajudar a aproveitar mais. Aliás, se você não leu a primeira parte sobre o centro de Calgary, clique AQUI.
Tem obras de arte em vários pontos. Veja AQUI um pouco delas que mereceram um post à parte.
Olympic Plaza, Calgary
Um bom ponto para começar é a Olympic Plaza que foi construída em 1988 para os Jogos Olímpicos de Inverno. Foi o local da entrega das medalhas e o espaço é usado para várias cerimônias, festivais e eventos.
Tijolos olímpicos na Olympic Plaza, Calgary
Estes são os chamados tijolos olímpicos. Foram vendidos para a população por $19.88 cada. Para cada tijolo vendido, $5 foram doados para o Olympic Plaza Trust Fund. Mensagens pessoais, inscrições e frases foram gravadas nos tijolos. Em abril de 1987 os operários começaram a assentá-los. 
Centennial Grove na Olympic Plaza, Calgary
Essa instalação, a Centennial Grove, apresenta 100 tubos cor de laranja, de várias alturas, que sugerem 100 troncos em pradarias nativas. Foram colocados para celebrar os 100 anos dos parques de Calgary. Em cada um deles está escrito o nome de um parque da cidade sendo que as árvores maiores representam os parques mais antigos. São 100, cada um para um parque de Calgary! As árvores estão colocadas em grupos de 10 para representar a passagem do tempo e o crescimento da cidade entre 1910 e 2010. 
No inverno esse lago vira uma pista de patinação ao ar livre. Excepcionalmente, essa praça tem banheiro público. Para chegar lá, desça na estação do C-Train chamada City Hall.
Esquilos (gophers)
Tem 100 desses primos do esquilo na Olympic Plaza e mais 50 espalhados pelos parques de Calgary e cemitérios. Desta vez foram colocados para comemorar os 150 anos da cidade. São gophers e são muito importantes para o ecossistema da região pois eles cavam túneis que posteriormente são usados como ninhos para as corujas e salamandras além de servirem de alimento para gaviões e outros carnívoros.

Stephen Avenue, Calgary
Saindo dessa praça, dê uma passeada pela Stephen Avenue, considerada um local histórico nacional. O nome dessa rua de pedestres foi colocado em honra do empresário George Stephen que começou sua carreira como aprendiz de comerciante de seda. Por volta de 1870 era um dos homens mais ricos do Canadá. Ele arriscou boa parte da sua fortuna para financiar a Canadian Pacific Railway e se tornou presidente da mesma em 1881. 
Ali mesmo fica o excelente Glenbow Museum, algumas esculturas, lojas, um shopping importante, vários pubs lindos e prédios históricos. Ah! também não deixe de reparar nas tampas dos bueiros! 
+ 15 Skywalk, Calgary
Nessa minha segunda vez na cidade resolvi explorar mais a fundo as tais passagens de um prédio para o outro, a chamada +15 Skywalk. 
+ 15 Skywalk, Calgary
Descobri que dá para se percorrer o centro todo por dentro delas. No primeiro andar de todos os prédios tem um comércio completo, como se fosse de rua, tem restaurantes, lavanderias, etc.
+ 15 Skywalk, Calgary
Esse sistema foi criado por um arquiteto e planejador urbano chamado Harold Hanen. Nascido em Calgary esse visionário! Esse sistema de Skywalk é o mais longo do mundo, com 16 km.
+ 15 Skywalk, Calgary
Daí você entende porque tem tão pouca gente na rua. Confesso que achei muito sufocante e como boa caipira que sou, me perdi, andei em círculos e não via a hora de voltar para a rua, hehehe. 
Outro dia voltei e já me senti bem à vontade. 
Sunterra Market no + 15 Skywalk, Calgary
 Sunterra Market.
Descobri mais coisas interessantes e já não perdi o rumo. 
Arts Common, Calgary
Acabou que fui fazer um cursinho rápido de desenho com modelo ao vivo na Arts Commons e tive que usar o +15. 
+ 15 Skywalk, Calgary
 Lá tinha uma galeria de arte muito interessante ao longo da passagem.
+ 15 Skywalk, Calgary
Tem um filme que se passa dentro do Skywalk, chama-se Waydowntown. É sobre um grupo que aposta entre si um mês de salário que não vai descer para as ruas.
Bank and Baron Pub, Calgary
Na Stephen Avenue, se quiser parar para uma cerveja, o Bank And Baron P.U.B. é muito lindo e com cerveja a $ 5. 
Bank and Baron Pub, Calgary
Fica num lindo prédio do Bank of Nova Scotia, de 1930. Belo vitral no teto! Em contraste com toda a sobriedade e estilo, garçonetes com saias bem curtas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount