Pular para o conteúdo principal

Calgary Stampede

Não consegui até agora estar no Canadá na época do Calgary Stampede. Como estou em Calgary, li que havia um Open Doors e fui conferir.
Calgary Stampede
O Calgary Stampede já completou 100 anos e é uma organização que preserva e promove a herança canadense, aquela coisa de cowboys e pioneiros, sabe? É sem fins lucrativos e todo conduzido por voluntários. O evento agita e promove a cidade. Vem muita gente de fora, todo mundo gasta e é ótimo para a economia local.
Para receber os visitantes, panquecas com calda (syrup) e hambúrguer (sausage). De graça.

Campeões de montaria em touro
Na entrada tem uma instalação em forma de ferraduras homenageando os campeões de 1912 a 2012. 
Nosso querido Adriano Morais
Achei o nome do meu ídolo, Adriano Moraes, entre eles. Adriano é um orgulho para nós, brasileiros. Foi tri campeão mundial em montaria em touro da PBR (Professional Bull Riders). Esta é minha modalidade favorita.
Autêntica chuckwagon
No Stampede, pelo que percebi, a grande atração é a corrida de carroças (chuckwagon race). Algumas equipes participam há gerações. Essa corrida foi criada pelo fundador em 1923.
Num grupo pequeno, fomos percorrendo todo o recinto, arquibancadas, o palco, cabine da imprensa e dos juízes até os currais e baias.
Bulls at the Calgary Stampede
Bastidores do Calgary Stampede
 Descemos na arena de rodeios também.
Bastidores do Calgary Stampede
Em cada setor, diferentes voluntários explicavam o que estávamos vendo.
Calgary Stampede Arena
Com meu inglês limitado, entendi que em junho de 2013 houve uma grande enchente em Calgary. Olha aí o rio passando do lado direito na foto! 
Foi uma catástrofe na cidade e também todo o piso de terra das pistas do Stampede foi contaminado pelas águas do rio. Voluntários tiveram que retirar todo o barro e recolocar as camadas apropriadas de terra em praticamente 10 dias. Já imaginaram que correria? Fizeram uma campanha enorme vendendo camisetas com os dizeres "Come Hell or High Water". Arrecadaram $ 2,1 milhões para a Cruz Vermelha, abriram as portas para os rodeios, fizeram desfiles e deram um grande exemplo de determinação e união.
Sendo de Barretos, não tem como evitar algumas comparações. Os canadenses  dizem que é o "Maior Evento ao Ar Livre Do Mundo". Peraí, fiquei na dúvida. Para começar, a arena do Stampede acomoda 25 mil pessoas e a de Barretos, 35 mil pessoas sentadas. Aliás, o nosso Barretão cheio é de arrepiar!
Pode até ser que o Stampede arrecade mais dinheiro e certamente é o que paga os maiores prêmios aos competidores. Isso eu acredito. Mas maior evento não é não!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount