Pular para o conteúdo principal

Curitiba- A Feira do Largo da Ordem e arredores

Curitiba- Feira do Largo da Ordem 
Essa feira é aos domingos. A dica é chegar mais cedo, por volta das 9h. Mais tarde complica para curtir tudo.
Curitiba-  Feira do Largo da Ordem 
É uma feira bem completa. Interessante, a barraquinha mais disputada era essa aí com joguinhos desses que a gente tem que quebrar a cabeça. Foi difícil achar um espaço para tirar uma foto. 
Curitiba-  Feira do Largo da Ordem 
Sempre procurando coisas relacionadas aos imigrantes achei algumas jóias.
Curitiba-  Feira do Largo da Ordem - Pessankas
Outra excelente artista de pêssankas, a Nádia. 
Curitiba-  Feira do Largo da Ordem - artesanato
Foi difícil resistir a esses bonecos tão expressivos e com jeitinho de contos de fadas. Repare nos óculos, no livrinho de tecido (com escritos!), na fivelinha das botinhas. 
Curitiba- Feira do Largo da Ordem - souvenir
Uma outra artista pinta à mão esses souvenirs delicados.
Curitiba- Feira do Largo da Ordem - atesanato
Toda uma feirinha de legumes em tecido!
Curitiba- Feira do Largo da Ordem - artesanato
Acho esse trabalho o máximo. Tudo feito com garrafas P.E.T!! Comprei uma libélula para minha coleção.
Curitiba- Feira do Largo da Ordem - comidas
A parte de alimentação é ótima, estava lá o Tadeu com seus pierogis que já contei mas desta vez comi numa barraquinha que tinha fila, o Canto de Minas. Comi um bolinho de mandioca com bastante recheio de carne seca e com quatro molhinhos ótimos de acompanhamento. Vi uns pastéis de camarão com cara ótima também e outros tipos de bolinho.
Curitiba- Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito
Daí aproveitei para visitar essa igrejinha pequena com um nome enorme:  Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito. A construção é de 1946, em estilo barroco. Construída no mesmo local da antiga igreja, demolida em 1931. 
Curitiba- Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito
A primeira igreja do Rosário foi construída por escravos e para os escravos, inaugurada em 1737, em estilo colonial. Era a terceira igreja de Curitiba, depois da Matriz e da Igreja da Ordem.
Curitiba- Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito
 O nome original era Igreja de Nossa Senhora dos Pretos de São Benedito. Com a abolição da escravatura, a igreja perdeu sua razão original de ser. Serviu de matriz de 1875 a 1893, durante a construção da Catedral, na Praça Tiradentes. Em 1951, foi confiada aos jesuítas. Na década de 1970, passou também a ser chamada de Santuário das Almas.
Curitiba- Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito
 A fachada atual ainda tem azulejos da igreja original.
Curitiba- Museu Paranaense
 Uma boa desculpa para descansar do movimento da feira é visitar o Museu Paranaense fundado em outro lugar em 1876. Aqui ele funciona desde 2002. Muito interessante, fica num casarão que é uma viagem ao passado e o propósito é nos fazer perceber como os que nos antecederam entendiam o seu tempo.
Curitiba- Museu Paranaense
Lindas as latas antigas de erva mate e mostram cuias luxuosas e outras embalagens de erva de antigamente, brinquedos, moedas, armas e uma sala de banho.
Curitiba- Museu Paranaense
Um lustre de louça ou porcelana, impressionante. A foto não ficou boa, ele é mais colorido.
Curitiba- Mesquita
 Eu fui me surpreendendo durante a feira. Tinha até uma mesquita com muita gente visitando.
Curitiba- memorial de Curitiba
E ainda o Memorial de Curitiba. Numa construção moderna, com vigas metálicas, é usado para exposições e pequenas apresentações. No andar de cima tem uma exposição de fotos antigas da cidade. Tem um painel muito bonito do Sergio Ferro representando o descobrimento do Brasil.
Curitiba- Memorial de Curitiba
 O que mais gostei foi o Rio de Pinhões, moldado em barro local. Achei lindo e genial. Feito para que as pessoas não se esqueçam da sua identidade. 
Curitiba- Memorial de Curitiba
 Os pinhões representam a fertilidade cultural essencial ao Paraná e ao Brasil. Foram moldados por Elvo Benito Damo,Maria Helena Saparolli e Priscila Tramujas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount