Pular para o conteúdo principal

Alter do Chão - Passeios: Ponta do Cururu, Praia de Itapari e Ponta de Pedras

Um dos passeios mais importantes eu não fiz, foi para a FLONA. Não fui porque me disseram que tem uma caminhada de quatro horas e eu sei que iria me acabar por causa do calor.
 Enfim, fechamos com essa agência aí um passeio ótimo. Falem com o Deco. 
Ele busca no hotel, nos deixa nesse embarcadouro simpático e daí a gente pega um barco onde cabem dezesseis pessoas. 
Alter do Chão
 O dia todo saiu por R$ 60,00 por pessoa. Quanto mais gente, mais barato.
Alter do Chão
Mas primeiro, a tecnologia local manda que a gente suba na escadinha e o barqueiro lava nossos pés com a água do baldinho para tirar a areia. Tá certo, né?
Ponta do Cururu- Alter do Chão
 Primeira parada foi a Ponta do Cururu. Um enorme banco de areia no meio do rio Tapajós. Não dá para ver o outro lado do rio. Água limpíssima e calma de um lado e com ondas do outro lado. De novo, a gente jura que está no mar.
Ponta do Cururu- Alter do Chão
 Tinha lá ancorado esse barco com um casal estrangeiro com duas crianças bem pequenas, cunhada com namorado, babá, cozinheira e mais dois tripulantes. Alugaram o barco por cinco dias e estavam passeando pelas comunidades. Todo mundo ficou morrendo de vontade de fazer o mesmo.
Alter do Chão, Ponta do Cururu
Ficamos um bom tempo por lá nadando.
Alter do Chão, Ponta das Pedras
Em seguida fomos para Ponta de Pedras, outro lugar delicioso e que é accessível também por carro. Aí o barqueiro, que até então não havia dito uma palavra, avisou que tinha arraias num certo lago. 
Ponta das Pedras, Alter do Chão
 Ficamos um bom tempo na praia, experimentamos o charutinho (um tipo lambari fritinho). 
Charutinho- peixe
Nessa praia acontece o Festival do Charutinho e tem até escolha de uma Miss Charutinho.
Nosso grupo animadíssimo. Só para lembrar, eu conheci esse pessoal por acaso e colei neles.
Ponta das Pedras
Depois dos aperitivos caminhamos até um quiosque para o almoço. 

Ponta das Pedras
De novo, todos os peixes maravilhosos.
 Durante a semana só abrem alguns poucos mas dizem que nos fins de semana o bicho pega. 
R$ 1,00 para usar o banheiro pisando nos cajus. 
Alter do Chão, Praia de Itapari
 Depois fomos para a Praia de Itapari onde nadamos num lago com água super morna da nascente.
Alter do Chão, Praia de Itapari
Não dava vontade de sair. Cenário de filme.
Ponta do Cururu, Alter do Chão
Daí voltamos para a Ponta do Cururu para ver o por do sol e os botos.
Ponta do Cururu
 Achei que eles não iriam aparecer mas eles vieram sim, em bando. 
Ponta do Cururu, Alter do Chão
 Foi um dia maravilhoso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount