Pular para o conteúdo principal

Alter do Chão- O que fazer

A vila é pequena e tem aproximadamente 2.300 habitantes, a maioria descendente dos índios borarís.
Loja de artesanato indígena em Alter do Chão, Araribá
O primeiro lugar que quis conhecer foi essa loja, Araribá, pois havia lido que é uma das lojas mais completas de artigos indígenas do país. 
Araribá- Alter do Chão
De fato. É uma viagem pelas etnias.
Alter do Chão
 Peças muito bem escolhidas. Me disseram que o dono passa uns seis meses por ano viajando pela selva para comprar os artigos. Só o preço que não ajudou.
 As cuias pretas de Santarém, um dos ícones da identidade cultural do Pará, confeccionadas há séculos por índios e caboclos para beber água, tomar sopas ou mesmo para tomar banho no rio. Usam a casca da fruta da cuieira. Depois de lixada a cuia é tingida com o "cumatê", verniz natural extraído da casca da árvore conhecida como axuazeiro. A fixação é feita com urina. A amônia atua sobre a tintura do cumatê enegrecendo-a por inteiro.
Alter do Chão - praça
A pracinha é o coração da cidade, tem a igrejinha em frente,
Alter do Chão
 Um supermercado ( para comprar água!!!), algumas barraquinhas onde vendem sorvetes ótimos, paçoca de castanha de cajú, tucupi no tacacá, 
Vatapá
e vatapá.
Alter do Chão- Praça de noite
Há também um restaurante que é o máximo, o Arco Íris onde acabamos comendo duas vezes.
 A comida lá é diferenciada, mais gourmet. Tem umas quatro opções de peixe ou carne e esses vêm com um pouquinho de oito acompanhamentos, um melhor do que o outro. 
Nesse restaurante fiquei conhecendo uma semente de palmeira incrível, a jarina. Ela é malhadinha por fora e branca como marfim por dentro. 
Jarina
Nessa palmeira bem baixa, a semente leva uns vinte anos para começar a aparecer e vem dentro desse cacho aí.
Esculturas em jarina
 As peças são então entalhadas e usadas de maneiras diversas. Conheça mais sobre esse marfim vegetal AQUI.
Carimbó dos Boraris- Alter do Chão
Na praça, aos domingos, no fim da tarde, os borarís se juntam para tocar o carimbó. É uma música alegre com letras que falam do cotidiano local. No fim, todo mundo entra na dança, de mamando a caducando, gringos e troianos. É uma manifestação contagiante e autêntica da qual se orgulham muito.
Taboquinha
Em ocasiões especiais, nos festivais como o Sairé, eles preparam a taboquinha. Trata-se de cachaça curtida com gengibre e colocada dentro da taboca (tipo de bambu). Eles deixam curtindo tampada com uma rolha feita de uma palmeira chamada caranã. Servem bem gelada e custa R$ 5,00. Pronto, é o ingrediente que faltava para animar a festa!
Melhor hambúrguer do mundo
Me falaram de um hambúrguer artesanal maravilhoso e eu fui provar. Local simples, cadeiras de plástico na rua e lotado. Tem gente que vem de Santarém semanalmente para comer. 
 Tem hambúrguer de pirarucu, de puro bacon (covardia!), de calabresa etc. Vou contar para vocês, foi o melhor que comi na minha vida. É perfeito, úmido. Mas tem que ir mais cedo pois demora muito para servirem. 
Ilha do Amor- Alter do Chão
A noite lá acaba cedo. Fica todo mundo exausto com tanto calor, água e sol. Táxis são raros, portanto, organize bem a sua volta para o hotel.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount