Pular para o conteúdo principal

Downtown Calgary- O que visitar - Parte I

The Bow Building, Calgary
Para mim, a imagem mais impressionante do centro de Calgary foi esse prédio, o Bow Building, com essa escultura impressionante na entrada.
Wonderland Head by Jaume Plensa
Combinou tão bem! A escultura se chama Wonderland Head e é de um escultor que mora em Barcelona, Jaume Plensa. A cabeça é de uma menina e tem 12 metros de altura.
Wonderland Head by Jaume Plensa
 A justaposição da forma e do conteúdo, a escala, o assunto, a presença e a ausência provocam uma resposta muito mais forte do que o transeunte distraído poderia imaginar. Um dos motivos é que de longe a cabeça parece quase opaca. A malha de aço se transforma numa superfície sólida revelando os contornos do rosto e do cabelo.
Wonderland Head by Jaume Plensa
 De perto, no entanto, a noção do sólido se evapora deixando uma coisa meio inconsistente e abstrata. 
Wonderland Head by Jaume Plensa
Plensa adicionou duas portas para que a gente passeie pela Wonderland. 
Calatrava´s Peace Bridge
Não muito longe dali, um outro espanhol, Santiago Calatrava, também deu sua contribuição com a Peace Bridge, exótica e inicialmente controvertida. Há tanta engenharia na cabeça de Plensa quanto há arte na ponte de Calatrava. A ponte é uma passagem para pedestres e ciclistas sobre o rio Bow. Toda tubular e de aço, ficou pronta em 2012. 
Calatrava´s Peace Bridge
O design segue requisitos rígidos, sem pier na água e limitação de altura por causa da proximidade com o City/Bow River Heliport. A ponte permite acesso para deficientes de todos os tipos. As obras incríveis de Calatrava são sempre brancas mas nesse caso, o branco e vermelho correspondem às bandeiras do Canadá e de Calgary. 
Calgary Tower
Calgary Tower- A 1228 metros acima do nível do mar, essa torre tem um deck/observatório que acabei subindo para ver. 
Tem uma parte com vidro no chão que dá o maior nervoso. 
Tem uma lojinha embaixo onde promovem bastante o Calgary Stampede. Bom local para conseguir todos os tipos de mapa grátis. 
Vista da  Calgary Tower
Vista lá de cima. 
Chinese Cultural Center, downtown Calgary
Chinatown e o Chinese Cultural Centre. Li que a Chinatown de Calgary é a terceira maior do país mas tive a impressão de ser bem pequena.
Chinese Cultural Center
 No centro cultural existem obras de arte e no teto há uma simulação do Templo do Céu de Beijing. 
Stephen Ave
Stephen Avenue é um calçadão animado com lojas e alguns prédios históricos como o Old City Hall ( antiga prefeitura), the Hudson’s Bay Company e o prédio do Old Bank of Montreal. 
Stephen Avenue, Calgary

Core Shopping Centre
Lá fica também o Core Shopping Center, enorme, todo envidraçado, com uns jardins internos famosos chamados Devonian Gardens. Quando eu fui, a melhor parte do jardim estava fechada, em obras.
Urban Jungle na Stephen Ave
Repare que sempre existe um passagem entre os prédios por causa do inverno rigoroso.
Glenbow Museum
Glenbow Museum - Adorei! Um museu com mais de um milhão de objetos expostos em mais de vinte galerias.
 Dois artistas de Alberta levaram cinco anos para coletar pelo mundo as 7000 armas que compõem essa obra em forma de tumba. Esta obra tem viajado o mundo levando uma mensagem de paz.
Um pavilhão sobre arte da Ásia.
Um andar muito didático sobre os aborígenes. Nem me atrevo a descrever o conteúdo para não me estender muito.
Loja dentro do  Glenbow Museum
No mínimo, passe para ver a lojinha do museu que é ótima.
Canadian Pacific Railway, Calgary
The Canadian Pacific Railway, ou CP Rail, é uma estrada de ferro histórica fundada em 1881 que ajudou a ligar as costas leste e oeste do Canadá. A rede ferroviária CPR vai de Vancouver a Montreal e também Minneapolis, Chicago e Nova York. Pode-se ver uma velha locomotiva na 9th Avenue SW com a 1st Street SW. 
Prince´s Island Park
 Lá perto fica o Prince’s Island Park. Minhas pernas não colaboraram e só vi de longe. É lindo. 
Esquilo no Prince's Island Park
Mas o lado de cá também. 
Eau Claire, Calgary
Bairro de Eau Claire, uma mistura de condomínios à margem do rio com shoppings, restaurantes, hotéis e praças onde acontecem festivais como o Calgary Folk Music Festival, Carifest, Shakespeare in the Park e outros. É lá que fica a maior rede de passagens para pedestres e ciclistas ao longo do Rio Bow. 
Eau Claire Market, Calgary
Na região central o CTrain é de graça. Só lá mesmo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount