Pular para o conteúdo principal

Vale Histórico - Silveiras

Influenciada pela paixão do Olivier Anquier na GNT pela Serra da Bocaina, achei que já era hora de dar um pulo até lá para conferir. São cinco as cidades que compõem o caminho que era utilizado pelos tropeiros do século XVII até o XIX. 
A primeira é Silveiras. Depois vem Areias, São José do Barreiro, Arapeí e Bananal. Também Queluz é considerada parte do Roteiro Caminhos da Corte. 
Silveiras
Vindo de São Paulo pela Dutra, saia à direita no Km 36. Estrada dos Tropeiros (SP 068). Por aqui passavam as tropas que faziam comércio entre Rio e São Paulo e também as que vinham de Minas Gerais para Paraty. Após 5 km eu vi essa Igreja, achei o nome interessante e parei para conhecer. 
Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Santa Cabeça
 Trata-se do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Santa Cabeça. A história é longa.
Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Santa Cabeça
 A cabeça foi encontrada por pescadores no rio Tietê (por volta de 1830) e de lá para cá passou pelas mãos de algumas famílias e muitos milagres tem sido atribuídos à ela. Me disseram que no segundo domingo de dezembro tem uma festa com procissão que praticamente interdita a estrada de tantos fiéis. 
Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Santa Cabeça
  A cabeça original da santa fica no altar, sustentada por dois anjos. Na sala dos milagres fica uma réplica. 
Santa Cabeça
Quando se fala em Silveiras, duas coisas são logo comentadas, o Restaurante do Ocilio e o artesanato de passarinhos esculpidos em madeira e pintados à mão.

Silveiras- passarinhos esculpidos 
 Essa atividade acabou se tornando uma alternativa de renda para a população.
 Mas verdade seja dita, o historiador Ocilio Ferraz é o maior divulgador da cidade, da comida tropeira e da farofa de içá. 
Restaurante do Ocilio- Silveiras
 Seu restaurante é fácil de achar. O lugar é simples e a comida muito gostosa. Aos sábados e domingos tem uma enorme variedade.
Restaurante do Ocilio- Silveiras
 Eu fui numa sexta feira e vejam só quanta coisa apetitosa. Arroz, feijão, torresmo, farofa, linguiça, carne com batata, franguinho caipira, salada do quintal dali mesmo. R$ 26,00
Lá tem uma vendinha. Vi esse ralador! Tantas lembranças de tardes ralando milho na fazenda da Tia Leiza e da minha mãe para fazer pamonha! Todos ajudavam.
Tropeirismo em Silveiras
 Muitos objetos relacionados ao tropeirismo.  
 Me lembro tanto dessas canecas feitas com latas! 
Espaço multi-uso.
 Repare no fundo, uma oca. 
 A famosa farofa de içá é servida na folha de ora-pro-nobis e, como eu estava sozinha, achei que uma porção seria demais para mim e acabei não experimentando. As içás, ou tanajuras, por séculos, serviram de alimento para os índios e agora, por causa do Ocilio, tem operadoras de turismo levando gente para conhecer os formigueiros na época das revoadas. 
Silveiras
Silveiras assistiu a Revolução Liberal de 1842, depois se tornou cidade em 1864. Ainda existem algumas trincheiras. No Ciclo do Café teve 27.000 habitantes, hoje tem pouco mais de 5.000.
 Bem ao lado do portal da cidade tem um atelier ótimo, boa paradinha para um ótimo café, pegar uns mapas e pedir informações, chama-se Entre No Paraiso
 Eu tenho essas galinhas no quintal e me apaixonei pelos pintinhos!
Claro que faltou ainda muita coisa para ver! Nunca vi uma trincheira, gostaria de ter visitado as cachoeiras e ter experimentado as delícias do Ocilio no buffet do fds.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount