Pular para o conteúdo principal

São José dos Campos, Museu de Arte Sacra

Meio escondidinho, ao lado do Mercado Municipal, no calçadão, está a Capela Nossa Senhora Aparecida, onde fica o Museu.
 Anjo, fragmento de altar que estava na Igreja de São Benedito em madeira policromada, século XIX.
Em 1906, Manoela Maria de Jesus, então proprietária do prédio da capela, transferiu em cartório a posse do imóvel para o nome da própria santa e entregou a zeladoria para o senhor Francisco Alves da Cunha Cursino.
Historiadores acreditam que o zelador investiu em melhorias na pequena capela e que a inauguração do edifício, com as características arquitetônicas mantidas até os dias atuais, deu-se em 1908.
Adoro histórias dos santos. Leia essa sobre Santa Bárbara!  De acordo com narrativas da época, Barbara era filha de um rico funcionário do Império, Dioroscuro. Ela foi mantida pelo pai presa em uma torre para preservá-la do mundo. Ele lhe arrumou uma proposta de casamento que ela rejeitou. Ao voltar de uma viagem, Dioroscuro foi comunicado que ela havia se convertido ao cristianismo. Por causa de sua conversão ela foi levada ao prefeito da província, Martiniano, que a martirizou mas suas feridas sempre apareciam curadas. Enraivecido por causa da fé de sua filha, Dioroscuro pediu ao tribunal que ela fosse decapitada e que ele mesmo o fizesse. Após cortar a cabeça da filha, um raio atingiu Dioroscuro, que morreu carbonizado. É por esta razão que Santa Barbara é considerada padroeira dos bombeiros e é chamada como protetora contra raios, trovões e tempestades ( 4 de Dezembro).
 
Nosso Senhor dos Passos. A imagem representa Jesus Cristo carregando a cruz numa das quedas a caminho do Calvário. Esta peça, um exemplar da devoção dos colonos, está na capela desde o início, assim como o oratório. A procissão do Senhor Jesus dos Passos sai na Quinta Feira Santa e teve sua origem no ano de 1586, em Lisboa.

Santo Expedito era comandante de uma legião de soldados romanos na cidade de Melitene, na Armênia, no final do século III. Certa vez o exército ficou cercado pelo inimigo dentro de uma cidade fortificada. A legião, comandada por Expedito, se ajoelhou e pediu ajuda a Deus e conseguiram vencer o inimigo graças à uma chuva de granizo. Por causa de sua conversão, Santo Expedito foi torturado, flagelado e decapitado em 19 de abril de 303 durante a perseguição aos cristãos do império de Diocleciano. Da Armênia, o culto ao santo espalhou-se pela Europa e ganhou o mundo. É representado com uma palma, símbolo de seu martírio e uma cruz escrita hodie (hoje, em latim), enquanto ele esmaga um corvo que grita cras (amanhã). Significa que não devemos deixar para amanhã a nossa conversão a Deus. É comemorado dia 19 de abril. 
Funcionamento do Museu: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h e nos sábados, das 8h às 12h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount