Pular para o conteúdo principal

Nas Entrelinhas Da Polissonografia

Entrando na clínica à noite, pensei: " É só imaginar que você está num hotel que vai dar tudo certo, você vai dormir como um anjo". 
O recepcionista disse que eu poderia ir para o quarto e que a atendente estava preparando um outro paciente e logo estaria comigo.
O quarto, muito arrumadinho, tinha até estrelinhas numa parede, mas a cama....
com aqueles fios todos já preparados...ai, ai.
 " Calma, ninguém vai te espetar nada, vai ser tranquilo, relaxe! Imagine um hotel! Na verdade, imagine um motel que pode ser mais divertido!" 
Coloquei, na mesinha ao lado da cama, meu kit "Durma com os Anjos": dois copinhos d'água, celular, relógio e meu bendito remédio para dormir (escondido). Daí ela chegou, a tal Jussara. Foi direto para a mesinha, recolheu o relógio e disse:
- "Não pode, senhora!". 
"Tudo bem", pensei, deve ser pra gente não estressar. Daí recolheu meu celular. Opa!!! Como assim? Eu tinha mil planos para ele!. 
- Não pode, senhora! Dá interferência!  
 E já foi colando aqueles fios em mim, na cabeça, nas pernas, etc. Eu, vendo que aquilo ia ser uma fria, tentei ser simpática, perguntei sobre a vida dela e ela, lacônica. 
- Tem café da manhã
- Isso é uma clínica, senhora!

" Não tá vendo que eu tô nervosa? Só tô puxando assunto!

- Mas nem um cafezinho? 
-Isso tem. E tem clínica que o pessoal dorme com divisórias.
" Não estou reclamando! Como você é séria!"
Disse que tinha que monitorar mais quatro pessoas, inclusive três idosos.
- Nenhum viúvo bonito? 
Ela nem achou graça. E eu fazendo perguntas: e se eu ficar entediada? E se eu tiver pânico? Se eu não dormir? Eu poderia ter chegado meia noite, então! E como eu te acho? E se eu acordar às 3h da manhã novinha em folha?
Ela nem se comoveu.
E quando eu estava uma Rapunzel de fios negros, me lembrei:
- E pra fazer xixi?
- Não beba água! Tem gente que dorme quinze minutos! 
- E o que eles ficam fazendoooo???
-Não sei o que eles fazem, se precisar falar comigo, pegue o telefone ao lado e aguarde, uma hora (!!!) eu atendo. Precisamos de oito horas de sono monitorado. 

"Gente!! Velho não dorme oito horas! Nunquinha! Vocês estão querendo o que? Sacanear os incapazes?" 

Arrematou me colocando dois sei lá o que no nariz, colou no meu rosto e ainda mais um sensor no dedo indicador. Claro que o nariz começou a coçar! 

Me conformei com a TV ligada e comentei que iria assistir novela. 
- Não, senhora, só mais trinta minutos de TV!
 E já colocou o timer. Choque total. Ninguém tinha me contado isso!! "Colégio interno??"
Daí eu entrei com meu plano C.   
-"Peraí, então que vou pegar um lápis para desenhar!" 
- "Não pode, senhora, a luz tem que ficar apagada".

"Prisão!! Solitáriaaaa!!Socorro!!" 

- E me dê o anelzinho que dá interferência."
" Meu anelzinho?? Lápis também dá interferência, é ? E uma velinha, pode? Você é muito malvada!"
E ela saiu! 
"Juuuu!!!! Volta! Volta sua chata! "
Tomei um comprimido inteiro para dormir (contrabandeado). Quando o timer começou 7,6,5, tomei mais meio. Entreguei para Deus e pensei na decoração da mesa que vou arrumar para a Páscoa. 
Bom, não sei se foi por causa dos coelhinhos, das Ave Marias, do remédio, do medo de morrer eletrocutada ou esganada pelos fios, se foi pela incorruptibilidade da atendente ou porque Deus é pai, só sei que dormi. Sem choro e literalmente sem vela. Dormi mal, mas dormi. Agarrei meu travesseiro com cheirinho de minha casa e entreguei amigável. Não é sempre que encontro uma Jussara por aí. Essa eu perdi rsrsr. E, Jussara, "senhora" é o c.......! Você exagerou. A águia voltou para o ninho II. Câmbio final e desligo!!
Gostou? Tem um outro texto semelhante que escrevi AQUI 
Conclusão do exame: Jesus amado, eu tenho não sei quantas apneias a mais por minuto e tenho que usar aquelas máscaras mesmo, etc. Devo morrer em breve, segundo o médico. Sem dor, imagino. Dormindo. Pra mim tá bom. Essa é outra história e eu juro que não vou esticar esse assunto. 
Não estudei medicina. Talvez eu até morra disso, mas fico muito cabreira com essas coisas pelo valor que cobram. Sempre acho que estou sendo muito manipulada. Comprei um aparelho da Philips e depois de um tempo recebi um e-mail dizendo que precisavam fazer um recall pois o filtro ( uma merrequinha de uma esponja que media 2 x 5 cm que custava uns 30 reais), quando se deteriorava acabava adoecendo as pessoas ao invés de curá-las. Nunca entendi muito bem isso, mas foram honestos. Que cilada! Muito legal da Philips avisar as pessoas e tudo, me restituíram o valor do aparelho sem complicações. Eu já estava com a maior má vontade com esse negócio da máscara. Daí meu filho me deu uma mais antigona que comprou de uma amiga minha que comprou e usou poucas vezes e tinha umidificador.  Essa era boa e eu incrementei com um tubo e máscaras melhores, mais leves. Mesmo assim não me adaptei, não me lembrava de usar, pura negação. Que Deus me proteja! Tentei vender o aparelho , não consegui e acabei dando para um amigo que certamente não está usando. Furada total!

Comentários

Julia Amaral disse…
Como? Ninguém comentou nada? Então não corro o risco de "chover no molhado" ao dizer que gostei muito desse seu texto. Flui igual água em dias de farto consumo, sem contenção de sentimentos, de dúvidas e da fragilidade que é tão inerente a nós. Parabéns, Virginia, dá gosto ler o que você escreve. Abraços.
Francesca disse…
genial. ri de gosto ...
Francesca disse…
genial. ri de gosto ...
Francesca disse…
genial. ri de gosto ...

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount