Pular para o conteúdo principal

Santa Cruz Cabrália- Reserva da Jaqueira ( Pataxó)

Um dos passeios mais curiosos que já fiz foi até à Reserva Pataxó da Jaqueira, uma área de preservação ambiental indígena de 820 hectares de mata atlântica. Foi muito instrutivo e inesperado pois nem sabia da sua existência ali pertinho de Porto Seguro . O passeio é bem organizado.
Santa Cruz Cabrália, Bahia
Fomos recebidas por um dos índios...
Índia pataxó em Santa Cruz Cabrália, Bahia
  ..que nos acompanhou até um grande Kijeme (que conhecemos como oca) onde a Naiara, uma das três irmãs guerreiras responsáveis pelo que se vê hoje lá, nos fez um relato íntimo da história de seu povo. A história é longa, triste e controversa. Mas vou me ater aqui ao passeio em si, ao interesse que tenho pelas nossas florestas, animais e por costumes diferentes e autênticos. 
Palmeira piaçava
Um outro índio, bem jovem, nos levou para um passeio na floresta, explicou sobre algumas árvores e mostrou como eles fazem as armadilhas. Fiquei feliz por ver que a cultura está mesmo sendo passada para as novas gerações .
Índio montando armadilha
Nessas horas não sei se presto atenção, se filmo, se anoto ou se tiro fotos pois gosto de saber o nome das árvores. 
Seiva cicatrizante
Uma das mais interessantes foi essa, que tem um seiva amarela, grudenta e muito cheirosa,usada como cicatrizante. Tentei pesquisar e não vou me arriscar a dizer o nome.  
Pintura usada em rituais
Pode-se arriscar no arco e flecha ou deixar-se pintar por eles.  A pintura é feita em festas tradicionais, como ritos de casamento, nascimento, comemorações, dança, luta, sedução, luto e proteção.
Material natural usado em pintura em rituais indígenas
O pincel é o espinho da palmeira tucum que ela deslisa no carvão molhado (acima).
Homens e mulheres recebem um tipo de pintura específica, de acordo com o estado civil. 
Orgulho pataxó
As pinturas têm diversidade de tamanho e significado, padrão a ser seguido e simbologia. A pintura do corpo funciona como uma cédula de identidade. Representa o estado de espírito diário de cada indivíduo, os bens e o sagrado.
Cores da cultura pataxó na Bahia
Na cultura pataxó são usadas as cores vermelha, preta, branca e amarela retiradas da natureza, urucum, jenipapo, carvão e argila.
Artesanato pataxó na Bahia
Me encantei com o colorido das roupas dos homens e das mulheres. Quando eles caminham ouve-se um som gostoso das sementes penduradas e da palha de tupisai da saia. Adorei o colorido das miçangas e o acabamento fino dos enfeites com penas para cabelos.
Artesanato pataxó na Bahia
Tem uma "lojinha" com produtos feitos por eles. Eu e minha amiga não resistimos. Algumas índias aceitam cartão. Pois é, novos tempos. No artesanato, os índios utilizam madeiras (juverana), sementes, palhas, cipós, argila, penas, bambu, além de barro. Outros são feitos de cipó, como o caçuar e o cesto. Ainda existem os que são feitos com uruba, como a peneira e o leque.
Artesanato pataxó na Bahia
Toda esta produção artesanal é condicionada às necessidades diárias da tribo e em outras situações, relacionadas à proteção espiritual.
Peixe assado em folha de patioba.
No final, fomos convidadas a comer um peixe assado na folha da patioba, uma outra vegetação incrível. Essa folha em pé, quando se bate no caule dela com um pau, ela emite um som super forte que era usado como comunicação entre eles antigamente.
Folha de patioba
Ela é boa para assar peixes por que demora mais para queimar e ainda solta um tempero gostoso para a carne. Tem que amarrar com fibra de embira para os peixes não caírem. Serviram com farinha de puba.
Escola indígena em Porto seguro, Bahia.
Todo recurso necessário para a manutenção da tribo vem da venda de artesanato e do ecoturismo promovido pela Associação Pataxó Ecoturismo que completou nove anos.
Presidido por uma índia chamada Jandaia, 32 anos, a associação recuperou mais de 4.000 palavras pataxós e lançou um livro de ervas medicinais. Acima, fotos da escolinha.
 Acesso pela BR-367 em direção a Santa Cruz Cabrália. Virar à esquerda em frente ao Barramares.
Os visitantes que quiserem conhecer as aldeias precisam agendar data com a Associação Pataxó de Ecoturismo.
Reserva da Jaqueira, BA

 A  Reserva da Jaqueira, criada em 1998, teve o nome inspirado numa velha jaqueira, quase morta, tombada no centro da aldeia que fincou as raízes que ainda tinham seiva no solo e como um milagre natural, essa árvore “condenada”, rebrotou e aos poucos voltou a produzir os seus frutos novamente. Nesse exemplo magnífico da natureza as irmãs Nitinauã, Jandaia e Naiara, perceberam que a cultura adormecida do seu povo poderia sobreviver e dar bons frutos.
Reserva da Jaqueira, BA.
Todos os anos, no dia 1º de agosto a comunidade da Jaqueira realiza o Araguakisã para comemorar a data de fundação da reserva e celebrar os rituais mais importantes do povo Pataxó, o Ritual do Barro e o Casamento Tradicional. Antes da cerimônia o noivo passa por várias provas para mostrar que está pronto para sustentar a sua família e livrar a mulher de possíveis perigos. Durante todo o dia acontecem muitos rituais acompanhados de tradicional comida e bebida.
A língua Pataxó se chama Pathxôrã, da família dos Maxacali, pertencente ao tronco Macro-Jê e significa linguagem do guerreiro.
Adorei o programa e recomendo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount