Pular para o conteúdo principal

Rotina em fazenda no Pantanal

A vida numa fazenda tão distante é muito difícil porque ou tem enchente ou seca e a estrada, que já é precária, não passa. Os atoleiros são enormes e intransponíveis. 
 Por mais irônico que pareça, água potável também é difícil, ou é salgada ou ferruginosa, não se encontram pessoas para fazer os poços naquela distância. 
Qualquer janela colocada numa casa na região chegou ali por avião ou trator. Adoecer, nem pensar. Tudo que quebra tem que ser consertado ali mesmo. O pessoal vai ficando craque no improviso. 
Para refrescar, a gente passava tardes na sombra dessa enorme árvore de Tarumã. A energia elétrica com gerador não é tão comum e quando existe, a gente tem que saber usar pois o óleo do motor também vem de trator ou avião. Ou a gente fica com o ventilador ligado, ou o freezer, ou vê TV, e assim vai. Nesta fazenda ainda tinha conforto mas isso é uma raridade.
 Enfim, passei lá o Natal e a passagem de ano e devo confessar que adorei. Improvisei um centro de mesa com folhas de mamoeiro, bolas de plástico das crianças, algumas flores do jardim e usei a coleção de canecas que vi por lá.
 A comida é deliciosa. Queijo fresco todos os dias, pães caseiros, chipa, pão de queijo, frutas que amadurecem no pé, super doces. Reclamar do que?
Os peões de lá apreciam muito comer carne. Regularmente mata-se um boi para abastecer a pensão onde eles comem. 
Enfim, fui ver. 
Carneando no Pantanal
Chocante num primeiro instante, mas muito interessante. Acostumada que sou a uma gondola de supermercado...
Carneando no Panntanal
Eles deixam a carne pendurada de um dia para o outro antes de comer. Depois disso eles salgam a carne para durar mais. Algumas vezes fazem aquela maravilhosa linguiça de Maracaju. Não deixam a carne no sol. Depois, a carne maturada vira carreteiro.
 E nesse dia resolveram fazer um churrasco. Fizeram a churrasqueira e 
os espetos na hora. 
Dai, na hora certa, 
Churrasqueira no Pantanal
encosta-se o espeto numa árvore e cada um se serve. Simples assim. 
Na verdade, o mais tradicional é se fazer um buraco no chão. Depois, desmancharam a "churrasqueira". Curioso, né?  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount