Pular para o conteúdo principal

Fazenda no Pantanal

Passei uns quinze dias nesta fazenda aí no Pantanal. Dá para ver que é longe de tudo? 
Tenho tanta coisa para mostrar e vou tentar dividir por assuntos. Como mencionei noutro post, eu não sou boa fotografa e nem tenho uma boa câmera. Na viagem para BONITO, eu comprei um livro sobre as aves do  pantanal e tenho me divertido tentando identificá-las.  
O mais chocante mesmo é ver os jacarés bem pertinho da casa. São sempre os mesmos e o peão da fazenda atravessa a lagoa no mesmo local com eles ali mesmo. Os cavalos acabam se acostumando.
Os bichos vão ficando mansos já que ninguém atira neles ou os assusta. Essa família de cardeais quase chegava a entrar dentro de casa. Agora, as cobras por lá são um caso sério.  São muitas. Elas entram até dentro do carro e  dentro do fogão.
Outro coisa que gente da cidade estranha muito é ver as emas no quintal. Elas passam por dentro das cercas e entram tranquilamente. Também roubam o sal nos cochos do gado no pasto. 
Maior ave do continente e uma das mais antigas, com fósseis de 40 milhões de anos. Seus parentes mais próximos estão na África (avestruzes) e Austrália (casuares e emus). 
Os ancestrais da ema eram aves voadoras, mas evoluíram usando a corrida para fugir de predadores. Perderam a capacidade de voo com o desenvolvimento corporal. O macho chega a 34 quilos.
Essa é a maior garça brasileira. Vi também uns casais de flamingos mas eles passavam voando longe. 
Vi também uma revoada de não sei o que (acima). O triplo do que se vê na foto.
Eu havia me esquecido de como o Tuiuiú é grande. Este aí, segurando um galho para levar para o ninho, eu vi também voando carregando uma cobra. Ele é uma cegonha, a maior ave voadora e símbolo da planície do Pantanal. 
Ele voa assim, com o pescoço e pernas esticados. Come peixes e filhotes de jacaré. Fui até o ninho dele para ver. Enorme, no alto de uma das maiores árvores dali. As caturritas aproveitam a parte de baixo do ninho e fazem ali um verdadeiro condomínio. 
Em média, os ninhos tem 1,85m de diâmetro e 70cm de altura. São feitos de galhos mais grossos na parte externa e forrados no interior com capins e plantas aquáticas para a postura de 4 ovos (raramente 5), incubados por 60 dias. O macho e a fêmea se revezam na incubação e nos cuidados com os filhotes.
Ninho de tuiuiu
Os filhotes saem do ninho aos 3 meses de idade, acompanhando os pais nas primeiras semanas de vida. O ninho fica tão sólido ao final do período reprodutivo, devido ao pisoteio, que é capaz de sustentar uma pessoa adulta sobre ele. 
 Cafezinho ciscando tranquilamente ao lado de um jacaré.
 Filhotinho de tatu que estava passeando pelo jardim. Foi solto em seguida e nem saiu correndo. 
 As curicacas são bem mansas e fazem uma verdadeira limpeza no jardim comendo insetos e umas rãs enormes. Eu vi!!!
 Esse Tachã e feinho, né?
 Borboletas na estrada. Nunca tinha visto isso. Tomavam conta da estrada por um longo trecho.
Olhem só o tamanho desse bicho! Parente do gafanhoto, eu acho. 
E este coitadinho caiu junto com um ninho enorme depois de uma tempestade. Está sendo criado na seringa com muito carinho pela dona da casa. No tempo que estive lá já deu para ver diferença, as peninhas nascendo. Ainda não sabemos  se é uma caturrita ou um periquito-de-cabeça-preta.
Para quem curtiu este post, recomendo ler sobre Bonito, perto dali, AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount