Pular para o conteúdo principal

Bonito - A Arte de Lá

Uma das surpresas mais agradáveis da cidade foi ter conhecido a Udu Cerâmica Artesanal. Udu é o pássaro símbolo de Bonito. Olhem como ele é lindo! Peninhas dele estavam no atelier, foram achadas num quintal.
Udu Cerâmica Artesanal em Bonito
 Todo o trabalho tem a ver com a fauna e flora da região. Simples e delicado. Nesta loja acabei comprando várias peças para dar de presente.
Cerâmica em Bonito, MS
 Voltei apaixonada por esse jacaré, criação de Ronald Rosa para a Udu Cerâmica Artesanal.
Udu Cerâmica Artesanal, Bonito, MS
 A produção da cerâmica fica nos fundos da loja e é bem grande.    
Produção de cerâmica em Bonito
 A onça da fonte também é de Ronald Rosa.
 Bem em frente à Praça das Piraputangas tem uma loja também encantadora. Praticamente todos os bons artistas regionais estão representados ali. Chama-se Empório Olinda. Conversei bastante com a Graça, a dona, que me apresentou o trabalho de cada um. Estes azulejos lindos são da irmã dela, Silvia Amaral, do Atelier Jasmim.
Arte em Bonito, MS
 Estas esculturas em mármore rosa são do J. Nantes. O mármore rosa é raro e é da região.
Arte em Bonito, MS
 Já conhecia o belíssimo trabalho de Isaac de Oliveira. Ele é como uma marca registrada em Mato Grosso do Sul. Pelo que vi, está cada vez mais inspirado e prestigiado, com diversos produtos com imagens de suas obras nos principais locais da cidade.
Isaac de Oliveira, artista de Bonito, MS
 Conheci a obra de Sônia Correa. Esta tela é de uma série chamada "amigas da vovó " e foi inspirada num álbum de fotos da avó dela. 
 Num outro dia, "descobri" a Casa da Memoria Raida e sua encantadora criadora, Fernanda Reverdito.
Casa da Memória Raída
 Já vou avisando, vá sem pressa! Ela tem muita história para contar. Entrei por causa de algo que vi na vitrine, um louva-deus perfeito, feito de garrafas PET. Não resisti. O trabalho delicado foi feito por   Gustavo Gaertner ( Estação Natureza Pantanal).
Arte de Gustavo Gaertner em Bonito
 Fernanda respira a história da cidade e poesia. Tem poesia nas paredes e nas estantes. Ai está ela ao lado das muitas fotos de antigos moradores de Bonito. Ela tem tudo na ponta da língua, vai contando casos, mostrando objetos, fala do Sinhozinho, da avó Raída que foi roubada por um bandoleiro e se apaixonou por ele, como disse, vá sem pressa.
Fernanda Reverdito em Bonito, MS
 Seu sonho é ter um museu da cidade e me mostrou uma grande parte do acervo que já coletou. Estava feliz por que foi cadastrada no Sistema Nacional de Museus. Pelo seu entusiasmo, tenho certeza que vai conseguir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount