Pular para o conteúdo principal

Cidades Subterrâneas da Capadócia - Derinkuyu

Cidades Subterrâneas da Capadócia - Derinkuyu
 Eu estava curiosíssima para visitar uma cidade subterrânea. Tinha lido a respeito e não via a hora de entender como aquilo um dia funcionou. 
 Chegamos de carro em Derinkuyu, ingresso, 15 TL. O pessoal vai entrando, por grupos, mas sem guia. Lá dentro tem luzinhas e você percebe o ar circulando, não é abafado. A sinalização dentro não é boa, tem umas setinhas vermelhas para indicar o percurso permitido e descendente e tem umas poucas setinhas verdes para indicar a saída. Durante a visita encontramos um funcionário uniformizado, provavelmente lá para evitar algum vandalismo. What a job! 
Derinkuyu - interior
As passagens foram ficando estreitas, descendo, aquele grupo de pessoas parece que aumentou e foi me dando um mal estar danado e já procuramos a setinha verde e tentamos voltar (para cima). Não foi fácil, havia bifurcações não sinalizadas, o povo sumiu, o guardinha sumiu e demorou um pouco até vermos a luz natural. Foi uma droga de passeio. Me deu um medo danada da luz apagar e acho que se tivéssemos um guia seria melhor.  


Cidades Subterrâneas da Capadócia 
Que vida difícil levavam aquelas pessoas dentro desses formigueiros! Ali perto tem outra cidade subterrânea, Kaimakli. Dizem que há um túnel ligando estas duas cidades, dá aproximadamente uns 9 km. Pode?
Cidades Subterrâneas da Capadócia 
 Ninguém sabe exatamente quantas destas cidades existem na Capadócia, supõe-se que sejam por volta de 300 ou pelo menos uma para cada vila ou agrupamento. Derinkuyu foi descoberta em 1965 por um habitante que, ao demolir parcialmente uma parede da sua caverna, se deparou com uma sala que não conhecia e que dava acesso a vários outros espaços interligados. 
Cidades Subterrâneas da Capadócia 
Este estilo de vida subterrâneo foi facilitado pelo tipo da rocha que resultou da erupção vulcânica ocorrida há milhares de anos. A tal “tufa” que resultou disso facilitou o trabalho de esculpir os ambientes e corredores, aliás, fica mais fácil ainda à medida que vai ficando mais profundo. Ela é resistente o suficiente para se escavar amplos cômodos com teto horizontal. Como a madeira para construção é escassa por lá eles geralmente deixam as fachadas em arco, mesmo nas casas lá fora.
Cidades Subterrâneas da Capadócia - Derinkuyu
 As cidades subterrâneas da Capadócia são únicas pela sua complexidade e variedade. As entradas parecem poços de água comuns mas eles se ampliam à medida que se aprofundam e as pessoas usavam escadas para descer. Havia túneis escavados para a entrada de animais. Dentro das casas havia gado, galinha, cabras e ovelhas. Havia também grandes barris de vinho de cevada (“barley”), trigo e feijão. Quando alguém tinha sede, pegava algo como um canudinho e sugava o vinho direto na boca. Este tipo de vinho é super forte e o certo seria misturá-lo com água mas eles acabaram se acostumando a tomá-lo puro.
Cidades Subterrâneas da Capadócia - Derinkuyu
 Alguns afirmam que estas cidades foram criadas pelos hititas para depósitos e só mais tarde foram ampliadas e usadas como refúgio pelos cristãos perseguidos pelos romanos. Outros dizem que foram criadas mais tarde pelos frígios como uma linha de defesa contra os assírios. Outra hipótese é que tenham sido construídas durante os tempos romanos/bizantinos quando houve muita luta interna e perseguição a comunidades católicas e ataques externos pelos árabes.
Cidades Subterrâneas da Capadócia - Derinkuyu
 Improvável que essas cidades tenham sido construídas para serem permanentes. De qualquer forma foram feitas para suportar um grande numero de pessoas e animais por um longo período. A organização urbana era muito complexa e provavelmente estava sempre em obras. Uma rede de túneis e corredores inclinados ligava as famílias aos espaços comunitários onde eles se encontravam, trabalhavam e oravam. Havia poços de água, chaminés para a circulação do ar, nichos para lamparinas, lojas, tanques de água, estábulos e áreas onde os mortos eram colocados até que condições externas fossem favoráveis para a retirada e enterro.
Porta de pedra em cidade subterrânea na Capadócia
Portas perfeitamente redondas e equilibradas, parecidas com roda de moinho, eram o sistema de proteção. Pesando toneladas, podiam ser movidas por uma só pessoa pelo lado de dentro, o que nos leva a pensar que quem quer que tenha habitado Derinkuyu se escondia de alguém ou de alguma coisa. Existem registros históricos dizendo que vários povos diferentes de fato se esconderam na cidade subterrânea de Derinkuyu para escapar de tudo, de saqueadores do deserto às legiões romanas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount