Pular para o conteúdo principal

Quiririm - Restaurante Cultural Casa Da Elisa

 Elisa aprendeu a fazer as massas, molhos e outras delícias com a avó Anita que, como a maioria das italianas, cozinhava muito bem. Depois se casou e sempre manteve sua casa cheia como é de costume entre os italianos. Mais tarde, com tantos elogios e após outras investidas no ramo da alimentação, resolveu abrir um restaurante em sua própria casa onde é possível apreciar seus pratos à sombra de jabuticabeiras e outras árvores do seu pomar. 
 Elisa é muito simpática e extrovertida, engajadíssima na manutenção da cultura local, conta casos e fica atenta a tudo. Na minha próxima visita quero experimentar a tal polenta cunsa que ela preparou para o Globo Rural.
 Os colonos italianos se instalaram em Quiririm com o fim da escravidão em 1889. Cem anos depois, para comemorar a imigração, criaram a Festa Italiana de Quiririm. No início era frequentada apenas pelos  moradores locais e descendentes dos imigrantes italianos. A cada ano a festa aumenta, é muito interessante mas eu conto outra hora.
 A decoração tem uma mistura de Itália, mineiro e caipira. Tem galos e galinhas passeando pela grama. O resultado ficou ótimo e aconchegante. O restaurante só abre de dia. A noite somente para casamentos ou grupos com reserva. 
 Lá tem frango com polenta, arroz com suã, codeguim com feijão, afogado, bolinho caipira, pão caseiro, enfim, tudo de bom.   
 Sabem que fruta é esta? Jabuticaba amarela. Ela tem três vezes o tamanho da outra pretinha. Esta árvore é da região e está em extinção. Comprovando que Elisa é atuante em manter as tradições locais, ela mesma faz as mudas e distribui com orgulho para as pessoas que curtem. Não é o máximo? Claro que voltei feliz com minha mudinha para casa. Eu provei, tem gosto de jabuticaba mesmo e deliciosa. Por falar nisto, achei um luxo poder tomar uma caipirinha de seriguela, apanhadinhas ali na hora pelo garçon.
 As receitas que foram de sua avó agora recebem todos os anos reconhecimento merecido.
O quintal é bem grande e tem uma vista linda para a várzea do Rio Paraíba do Sul e  Serra da Mantiqueira.
Atualizando em Março de 2022: o restaurante agora só funciona para delivery. Confirme antes de ir se mudou.

Comentários

Unknown disse…
Virginia, a visita de vocês foi muito gostosa. Adoro quando meus clientes vem aqui e usufruem oque eu tanto gos to e cuido com carinho para vocês. Suas fotos ficaram ótimas e você escreve muito bem. Volte sempre que puder.

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount