Pular para o conteúdo principal

Buenos Aires -Filete Portenho

Tem como passar reto e não fotografar um letreiro destes?
 Andando por Buenos Aires, as placas das fachadas, de cores fortes, muito elaboradas, me chamaram a atenção. Fotografei tudo que vi pela frente. Na volta, fui me informar a respeito e percebi que o assunto é muito extenso, uma arte muito peculiar, com seus detalhes e características. Abaixo, coloco alguns trechos do pouquinho que aprendi. Para quem quiser saber mais, há na internet uma vasta bibliografia.
Filete portenho
 O filete nasceu em Buenos Aires, no final do século XIX, como um simples ornamento para embelezar carroças que transportavam alimentos e com o tempo se transformou em uma arte pictórica própria dessa cidade. Muitos dos seus iniciadores faziam parte das famílias de imigrantes europeus, trazendo consigo alguns elementos artísticos que foram combinados com os do acervo crioulo, criando um estilo tipicamente argentino.
 Em 1970 foi organizada a primeira exposição do filete, e a partir daí ganhou uma maior importância, sendo reconhecido como uma arte da cidade e promovendo a sua extensão a todo tipo de superfícies e objetos. Alguns especialistas habilidosos: Ernesto Magiori e Pepe Aguado, Miguel Venturo, Martiniano Arce. A imagem, conhecida por todos, do Havanna, é do artista do momento, Alfredo Genovese. Ele dá cursos e tem um site muito instrutivo sobre o assunto.
 Comprei  a latinha de açúcar, não resisti. Em casa fui descobrir que o desenho era dele.
 Alfredo participou de diversas campanhas famosas e tem muita bronca do quanto tem sido copiado. Tem uma parte somente sobre isto no site dele.
 Este é um dos exemplos citados por ele. A foto eu tirei sem saber da história toda, é claro. Ele está coberto de razão, afinal, ele cria, os outros copiam e ele não ganha nada com isto.
 Existem diversas aplicações da mesma arte, algumas de gosto duvidoso, menos elaboradas mas nem por isto menos engraçadinhas e funcionais.
 As plaquinhas fazem o maior sucesso entre os turistas.

 Estes eu vi na Calle Florida.

O ressurgimento do fileteado deve-se ao engenho e à criatividade daqueles que procuraram novas superfícies para plasmá-lo. Assim, tanto as paredes da cidade quanto peças de roupa, garrafas, capas de CD ou mesmo a pele humana, através da tatuagem, são alguns dos diversos lugares e objetos pelos quais se propagou. Uma campanha publicitária para o canal de TV Much Music foi realizada com o corpo dos apresentadores e músicos fileteados por Alfredo Genovese.
Filete portenho em Buenos Aires
Não são lindos? Quando estiverem lá, acho que vão curtir esta arte com muita técnica que está por todo lado, inclusive nos ônibus antigos.

Comentários

Unknown disse…
Olá, Virginia. Achei pouquíssimas informações sobre o filete portenho em português e seu blog ajudou bastante!
Obrigada e parabéns!
Abraços,
Ana

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount