Pular para o conteúdo principal

Arte em Cabaças

A arte em cabaças secas pode envolver pintura, pontilismo, escultura, tingimento, polimento, pirografia, polimento. A pirografia é uma tradição antiga na África e Ásia assim como entre as tribos indígenas das Américas, principalmente no Peru. Antes, as esculturas eram todas feitas a mão mas hoje existem aparelhos que permitem todo tipo de detalhe com muita precisão. Vamos dar uma olhada nesta arte!
Poleiro de Cores. Muito divertidas, não? 
 Estas pequenininhas têm um presépio de cerâmica dentro.
Provavelmente por ser uma fruta flutuante como o coco, cujo formato lacrado permitiu seu transporte através de rios e correntes oceânicas desde épocas remotas, suas sementes intactas se difundiram por todo o globo. Estas abaixo eu vi numa lojinha em São Sebastião.
Esta foi feita por duas irmãs de Aquidauana, do Empório Presentes Aquidauana. Contam a história de vida dos pantaneiros.
 Já mostrei aqui a minha paixão pela versatilidade das cabaças que também tem outros nomes, (dependendo da região ou do país) mas perdi as postagens anteriores naquela burrada que fiz no Picasa. Deixa pra lá... 
 Minha primeira memória delas é da cozinha da minha avó, uma meia cuia que servia para pegar o arroz cru. Eu "herdei" a mania deste uso da tal meia cabaça da minha mãe e uso até hoje. Esta "durabilidade" já me encantou. Já gostava das formas.
Em Uberaba, na fazenda, tinha um pé de "coité" ( outro nome). Enfim, acho estas coisinhas de formas arrendondadas que nascem em árvores ou de forma rasteira um assunto interessante. Com esta mania de pintar tudo que vejo pela frente é natural que eu tenha tido olhos para vesti-las com uma roupinha com a minha cara.
 Uma coisa puxa a outra, recebi sugestões, e elas se tornaram quadrinhos para portas de banheiro, enfeites para árvores de Natal etc.
 É claro que eu tinha que escolher a forma mais complicada para apreciá-las, ou seja, as menores que eu encontro. Acabei achando uma nova função para elas, simplesmente colheres. Ideais para coisas secas como sal, açúcar, farofa, farofa para sorvete, farinha de trigo, pó de café, etc. A maior delas aqui equivale a uma colher de sopa. 
 Gostei de ver minhas meninas na parede da cozinha de uma decoradora de São Paulo.
E para quem se animou a fazer o mesmo, tem o Sitio das Cabaças e Porongos, de Antônio Batista de Oliveira Filho, produtor rural, que as vende e entrega para todo o Brasil.
Os preços sãótimos. Já comprei no Mercadão de Ribeirão Preto e hoje (estou retificando o post em Maio 2013) vi no Mercadão de Caçapava, porem, só tinha opção de comprá-las inteiras.

Comentários

Anônimo disse…
Gosto muito de cabaças. A minha avó tb tinha uma cortada ao meio. Tenho um pé de coité na fazenda em Riolândia.
Célia

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount