Pular para o conteúdo principal

Taubaté - Casa do Figureiro

A história dos Figureiros começou quando os frades do Convento de Santa Clara de Taubaté resolveram montar um presépio com peças lindíssimas vindas da Itália. 
 As pessoas que moravam no bairro de Itapecerica já conheciam a argila do Rio Itaim e começaram então a trabalhá-la copiando os tais santos do presépio do convento. 
Casa do Figureiro, Taubaté
 Montaram seus próprios presépios, presentearam os amigos e acabaram ficando conhecidos como santeiros. 
 Pessoas que não conseguiam fazer os santos, faziam as outras peças do presépio como os carneirinhos, o burrinho, as vaquinhas e o galinho do céu, o pavão.
Casa do Figureiro, Taubaté
 Estas pessoas eram chamadas de figureiras, uma palavra tão folclórica que não existe no dicionário.
 Esta arte teve início há mais ou menos há 150 anos e tem sido passada de geração para geração. 
 Existe uma loja muito bem arrumada lá mesmo na cooperativa.
 A Casa do Figureiro fica bem próxima à Dutra, na Rua dos Girassóis 60 -Campos Elíseos - Taubaté. 12-36245783
Taubaté é uma cidade no Vale do Paraíba, fundada em 1645, passagem obrigatória entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Foi lá que nasceu Monteiro Lobato, em 1882, um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX.
Lani Goeldi  é a presidente do Ponto de Cultura Modelando Tradições Figureiras de Taubaté e atua com os figureiros ministrando oficinas nas escolas públicas da cidade.

Comentários

Ah! Eu tenho um pavãozinho azul, lindinho, de lá! Que preciosidade essas cores, a alegria, só o caipira mesmo!
LUCIANA disse…
oi gostaria de saber os valores das peças .

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount