Pular para o conteúdo principal

Brasília em um fim de semana

A Bandeira Nacional, a Praça dos Três Poderes e o Congresso Nacional. Muito bonitos. Monumento de autoria de Sérgio Bernardes, o mastro mantém um exemplar especial da bandeira brasileira, com 286 metros quadrados de área, a cem metros de altura. Plantado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, é formado por 24 hastes de aço, representando os estados brasileiros à época. Inaugurado em 1972, é considerado o maior do gênero no mundo, para bandeiras nacionais.
 A Torre de TV de Brasília é uma torre de transmissão televisiva construída em Brasília. Projetada por Lúcio Costa e inaugurada em 1967, tem 224 metros de altura e abriga no seu interior o Museu das Gemas. Possui um mirante panorâmico a 75 metros de altura com capacidade para 150 pessoas. Há duas atrações turísticas localizadas junto à sua base — uma tradicional feira de artesanato e a Praça das Fontes. À sua frente encontra-se a escultura "Era Espacial" de Alexandre Wakenwith.
Algumas imagens do que se vê para comprar na feira de artesanato. Eu adorei.
Acabei não resistindo às conhecidas flores secas do cerrado.
e aos jogos americanos de renda file.
...um vestidinho de renda de bilro para o batizado da minha neta.
O Palácio da Alvorada, considerado um ícone da arquitetura moderna brasileira, fica às margens do lago Paranoá, tendo sido o primeiro edifício inaugurado em Brasília, em 30 de Junho de 1958. Também foi projeto de Oscar Neimeyer. O formato diferenciado dos pilares externos da edificação deu origem ao símbolo e emblema da cidade, presente no brasão do Distrito Federal. Tal formato foi, inclusive, largamente copiado em construções populares em todo o país, o que o tornou eventualmente sinônimo de uma estética kitsch quando aplicado em outros contextos.
 Ele tem um espelho d’água e um enorme gramado verde o que dá uma falsa sensação de acessibilidade à casa do presidente que parece flutuar lá no fundo. No espelho d’água carpas nadam entre moedinhas jogadas pelos visitantes. 

A farda característica dos Dragões da Independência, que traz brilho e garbo para as atividades de cerimonial da Presidência, foi concebido pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, durante a missão artística francesa no Brasil, em 1816. O fardamento homenageia a Imperatriz Maria Leopoldina, Arquiduquesa d' Áustria, e tem inspiração na tropa de Cavalaria de Dragões daquele Império. Originalmente metálico, o capacete é dourado e escamado, possui um dragão heráldico do brasão da Casa de Bragança, escorrendo farta crina por entre as asas abertas emolduradas. Atualmente, a cor do penacho obedece ao seguinte padrão: o branco, de uso exclusivo do Comandante do Regimento, o amarelo, para os oficiais, o vermelho, para os praças e o verde, para a Fanfarra.
A Ponte Juscelino Kubitschek  realmente me impressionou muito. Foi inaugurada em 2002. Com três arcos inspirados pelo movimento de uma pedra quicando sobre o espelho d'água, a obra se integra ao conceito de Brasília, aliando beleza e inovação. A forma estrutural adotada conta com três arcos que sustentam, por meio de estais de aço, três tabuleiros com vão de 240 metros cada um, sendo um desafio imposto pela arquitetura e vencido pelo engenharia, responsável pela obra, Via Dragados, José Celso Contigo. A ponte JK se assenta em um ponto muito privilegiado do Lago Paranoá. Recursos de monitoramento eletrônico são usados para avaliar a segurança da estrutura da ponte, por meio de 51 sensores acoplados aos 48 cabos de sustentação e três no topo dos arcos da ponte.

Curiosidades: - A quantidade de aço aplicada na Terceira Ponte é duas vezes maior que a utilizada na construção da Torre Eiffel, em Paris (França). - O volume de concreto submerso (debaixo d'água ) é suficiente para construir três superquadras inteiras, com 2 mil apartamentos. - As máquinas de perfuração são do mesmo tipo que as utilizadas na construção da Ponte Rio - Niterói (Rio de Janeiro). - A ponte JK está localizada sobre uma falha geológica - retirados por onde corria o Rio Gama. O local conta com 13 diferentes tipos de solo e rochas. - Estacas de 60 metros de comprimentos foram colocadas debaixo d'água com ajuda de 12 mergulhadores profissionais, que desceram 48 metros de profundidade.
E aqui um exemplo de bela arquitetura nesta casa que tive a oportunidade de visitar por lá. 
Em um  terreno de 5 mil m2, a piscina se integra com leveza no jardim. A sauna pode ser acessada também por dentro d’água. A piscina tem ainda cachoeira e um "bar molhado". Mais completa, impossível, né
A arquiteta, proprietária da casa, acompanhou pessoalmente todos os detalhes da construção que durou um ano e meio.
Em um canto do jardim, uma homenagem à sua padroeira numa pequena gruta toda forrada com quartzo rosa.
Apesar do clima extremamente seco, Brasília mesmo assim é uma cidade muito linda, da qual podemos no orgulhar. Procurem visitá-la depois das chuvas quando os gramados ficam deslumbrantes. 

Comentários

Banda G TOM disse…
Muito interessante e elucidativo. Vc se supera a cada dia. Bjo.
Banda G TOM disse…
Brilhante!!

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount