Pular para o conteúdo principal

Atenas, turistando

Não vou contar aqui sobre os monumentos históricos de Atenas pois isto tem em qualquer lugar. Aconselho a fazerem inicialmente um City Tour com guia e tudo, vale a pena. Vou contar sobre o que eu particularmente vi e gostei. Em resumo, Atenas é uma cidade muito linda, vê-se a história em todos os cantos da cidade e, principalmente e muito imponente, fica a imagem da Acrópole com seus deuses lá no alto da colina assistindo o progresso acontecer. Nossa incrível guia, Helena, uma apaixonada pela cultura grega, não aceitou gorjeta no fim da excursão, vocês acreditam? Ficamos desconcertados. Ela disse que ganhava muito bem. 
Atenas
Um programa imperdível é ver a surpreendente troca da guarda diante da Tumba do Soldado Desconhecido em frente ao Parlamento. Acontece de hora em hora.Eles fazem movimentos estranhos e usam um uniforme mais estranho ainda. O nosso motorista tentou com muito orgulho nos explicar num inglês com muito esforço mas ficarei devendo maiores esclarecimentos. Só me lembro que mencionou algum detalhe sobre as pedrarias no uniforme, 400 pedras que significam cada ano que os gregos passaram subjugados pelos turcos.  
Troca da guarda em Atenas na Praça Sintagma.
Passear no bairro Plaka é muito interessante. Depois de ver a troca da guarda na Praça Sintagma, desça a Rua Ermou, de preferência, pelas ruas paralelas. Você encontrará mil lojinhas e restaurantes, um mercado das pulgas, mais escavações e igrejas antigas. Nestas horas fico desorientada com medo de deixar de ver alguma coisa. Nos restaurantes servem basicamente as mesmas coisas, a salada grega com tomates maravilhosamente grandes e vermelhos, pepino e um pedaço honesto de queijo feta. O queijo feta é um produto grego tradicional que se faz misturando leite de cabra e de ovelha. Tem um gosto excepcional. Tem uma bonita cor branca e baixos níveis de gordura. A salada já vem temperada e realmente vale a pena experimentar. 
Bairro Plaka, Atenas.
 É só se sentar e escolher o mais simpático ou o mais movimentado. Eu geralmente reparo no prato que estão comendo na mesa ao lado.
 Existem muitos antiquários e algumas lojas especializadas em produtos locais como o Ouzo ( a "cachaça" deles) e a mastilha, uma erva que só cresce numa certa ilha da Grécia e com a qual fazem vários produtos como licor, sabonetes etc, eu acabei comprando chicletes de mastilha. Minha modesta opinião sobre a mastilha: tem que experimentar, claro, só tem lá!! Sabor único, difícil descrever. Atualizando em 23 de Dezembro de 2019: vejam só, tantos anos depois, fui convidada por um amigo grego no Brasil e ele me ofereceu um licor de mastilha. Geladinho, adorei, uma iguaria única. Fiquei muito feliz e morrendo de vontade de voltar para a Grécia. 
Atenas
 As azeitonas, sempre presentes nos detalhes dos restaurantes, nas toalhas bordadas e outros. A guia nos contou que os vencedores das olimpíadas regionais ganhavam 29 toneladas de azeite de oliva em enormes tonéis. Como era e continua sendo um produto valorizado, eles vendiam o premio ao poucos e garantiam o seu sustento.
Oliveiras em Atenas
 Eu, é claro, desorientei com tantas coisinhas bonitinhas para trazer de "recuerdo". O olho grego, ou turco, reza a lenda, protege contra energia negativa e traz sorte. O objeto é usado em rituais islâmicos e foi adotado pelos cristãos.  Em turco, o olho é chamado de Nazar Bancugu. Bancugu quer dizer “conta”, de rosário. A palavra Nazar, da língua árabe e emprestada pela Turquia, significa olhar, visão. Acredita-se que quando existe algum mau olhado, o olho absorve a energia e se quebra, protegendo a pessoa da negatividade. A forma mais comum do amuleto é o olho de vidro azul. Acredita-se que o mau olhado tem a cor azul, portanto o olho de vidro da mesma cor seria o mais eficaz em desviá-lo. Uma das teorias para a adoção do azul é o fato de se tratar de uma cor rara na população local, que tem, em sua maioria, olhos castanhos ou cor-de-mel. Também conhecido como o Olho que Tudo Vê, o olho turco – um único olho humano cercado por feixes de luz – é símbolo do poder observador e protetor de um Ser Supremo. Ele aparece no Grande Selo dos EUA e até em alguns símbolos da Maçonaria, onde representa o Grande Arquiteto do Universo. Função semelhante de proteção foi dada ao Olho de Horus, no Antigo Egito, e ao Terceiro Olho do Buda, na Índia. A fusão de culturas também chegou na elaboração dos amuletos. Como a região que engloba a Turquia coincide com áreas da Europa e do norte da África, onde a ferradura é usada como amuleto de proteção, na Turquia é possível encontrar uma combinação das duas. Ferraduras cobertas por pequenos olhos são as mais comuns. http://newspressrelease.wordpress.com

Olho grego.
 Desista de aprender a língua grega se você vai passar apenas alguns dias. Basicamente, o que precisa saber esta aí nesta camiseta da esquerda. 
It is Greek to me.
 A música eu não tive oportunidade de curtir com calma, ouvi num restaurante muito movimentado. A cerâmica, de um modo geral, é muito linda. Num blog não cabe muito texto, uma pena. Eu tenho a maior tendência para contar demais e tento me controlar.
Música grega
 Reza a lenda que o nome da cidade de Atenas foi escolhido assim : os deuses Ateneia e Poseidon discutiram para saber quem teria a honra de dar seu nome à cidade. Decidiram que quem realizasse o feito mais útil aos humanos teria essa honra. 
Então, Posêidon golpeou sobre uma rocha e fez surgir um animal útil para a guerra: o cavalo. Ateneia, impressionada com o feito de Poseidon, bateu com a ponta de sua lança na terra e fez crescer uma oliveira.
A própria Ateneia ensinou aos futuros habitantes da cidade o cultivo das oliveiras e a extração do azeite.
Passou então a ser adorada como a deusa da agricultura e emprestou seu nome à nova cidade.

As oliveiras na Grécia
 Eu nunca havia visto uma oliveira. Reparem nas folhas acima, elas estão por toda a parte na Grécia. Quase enlouqueci no Mercado Central de Atenas com tantas opções. A gente pode degustar à vontade antes de comprar. Difícil decisão.
Azeitonas em Atenas
 Aqui, o básico de comprinhas: azeitonas, azeite de oliva, cerveja local e o típico lanche (gyros) de carne de carneiro que vem no pão "pita". Eu, que nem sou muito fã de carne de carneiro, achei divino. Comprei também pistache de casca vermelha, que eu não conhecia, lembra amendoim. Adorei a cerveja também.
Uma observação pessoal, os banheiros na Grécia são muito limpos mesmo em locais lotados onde você jura que vai ter um chilique. 

Comentários

Anônimo disse…
Que lugares lindos!!

Postagens mais visitadas deste blog

Aperitivos De Festa

        

Pajaki - Polônia

Lá pelos anos de 1800, durante o inverno, as mulheres na Polônia ficavam assim como nós, de castigo em casa, inventando coisa para fazer. Assim como nós hoje, sem poder sair para comprar material de artesanato, elas faziam esses enfeites para casa chamados de p ajaki.  Tinham pouca coisa disponível mas eram muito criativas. A ideia era enfeitar as festas que viriam como Páscoa, Natal, casamentos, batizados e aniversários. Uma queria fazer mais bonito que a outra.  Usavam grão de bico como miçanga, renda, barbante, papéis coloridos, ramos ocos do talo do trigo e do centeio como se fossem canudos, palha e sementes para formar esse tipo de arandela, candelabro, não sei que nome usar para traduzir. Ao pé da letra, o significado de pajaki é aranha de palha.   Esse foi o primeiro que fiz, antes da pandemia. A ideia é formar uma teia apetitosa e atraente só que nela se prendem flores de papel e não insetos. Só sei que me apaixonei pela ideia na primeira vez que vi e quis experimen

Camping em Banff, Canadá

Na última vez que acampei acho que tinha uns 16 anos, numa praia na Califórnia  e no Sequoia Park! Tempo de intercâmbio ainda. Minha "mãe" americana ficava no hotel e vinha nos ver durante o dia. Me lembro que adorei a farra mas hoje, com a idade, a coisa foi diferente. Tamanho das patas do urso pardo e do negro O Parque Nacional de Banff é terra dos ursos e isso é um pouco inquietante. Pior é que lá tem o urso pardo (greezly bear), aquele enorme! Olhe só o molde com o tamanho da pata dele comparada ao black bear. Tunnel Mountain Village Campground De qualquer forma achei um programa muito civilizado e o lugar belíssimo. Logo que chegamos no Tunnel Mountain Village Campground  vimos um grupo de alces pastando bem ao lado, dentro do camping. Havia vários desses esquilos, chamados de golfer , por todo lado. Nem pense em alimentar os animais! Para que ninguém se empolgue em alimentá-los, a multa chega a $25 000 (dólares canadenses).  Tunnel Mount